O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quarta-feira (16) que o aumento da fome no Brasil é resultado da "irresponsabilidade" dos governantes, em uma crítica à gestão anterior de Jair Bolsonaro (PL). Lula destacou o aumento significativo do número de brasileiros em situação de insegurança alimentar durante o governo passado.
"A gente pode dizer que existe seca, chuva, mas a única explicação para a existência da fome é a irresponsabilidade de quem governa", afirmou o presidente, durante evento no Palácio do Planalto em comemoração ao Dia da Alimentação. "Para destruir, levou poucos meses. Quando voltamos, já havia 33 milhões de pessoas passando fome novamente. Nossa ideia é tirar todos da fome."
Durante o discurso, Lula também reforçou que o ato de governar envolve tomar decisões cruciais. "Temos que fazer escolhas, é a arte de governar. O governo, quando assume, tem que decidir para quem governar, e tem que governar para todos", pontuou.
O evento também marcou o lançamento do programa "Arroz da Gente", que visa incentivar pequenos e médios produtores de arroz. O governo federal destinará cerca de R$ 1 bilhão ao programa, com a expectativa de comprar 500 mil toneladas do grão de produtores menores.
O enfrentamento à insegurança alimentar é uma das prioridades da agenda de Lula, que relembrou sua própria vivência com a fome na infância. O tema também será levado à arena internacional, com o Brasil planejando o lançamento da Aliança Global do Combate à Fome durante a presidência do G20, em novembro deste ano.
Comentários: